quinta-feira, 3 de maio de 2018

Pessoas que evaporam

Quem é a pessoa que fritou minhas onions rings, que eu pedi pra trocar por mais 5 bolivianos, nessa noite de domingo?

Quem era o congolês que estava atrás da recepção do “hotel”, que não entendia meu castellano aprendido em 2009?

E os 4 ingleses que atravessaram o deserto a bordo de um 4x4 e que, após chegar ao destino final, dei um tchau envergonhado do meu ingles?

Hoje passei um bom tempo na Plaza San Francisco em La Paz, onde estava havendo uma apresentação de comédia, com danças e muitas risadas de quem tava assistindo. Era muito semelhante ás várias que já assisti, seja na Av. Paulista, seja na Beira Mar de Fortaleza. Porém me passou algo estranho.

Eu estava sozinho. Embora não tenha sido minha primeira viagem sozinho, não havia nenhum estrangeiro, pelo menos não no meu campo de visão. Eu estava imerso na cultura local, eu e mais uma infinidade de bolivianos, que mesmo com todas as dificuldades que imaginamos que existam, se divertiam com um simples show de comédia gratuito.

Desculpe, não era de graça. Ao final do show, o comediante pediu aquela contribuição tradicional de apresentações “gratuitas”.

Nunca mais verei o comediante, ele era engraçado. Nem os ingleses, nem o recepcionista. NUNCA. 7 pessoas que passaram pela minha vida, durante 15 dias, e que evaporaram.

Elas estão no MUNDO, mas num mundo alheio ao meu.

Direcctamente de La Paz.

Nenhum comentário: