sexta-feira, 20 de junho de 2008

"Beijinho"

Primeiramente, quero saber quantos significados tem a palavra "beijinho". Essa palavra ficou na minha cabeça durante essas duas últimas noites. Dependendo da maneira com que se fala a palavra "beijinho", ela pode significar uma infinidade de coisas. Posso mencionar um doce, beijo na bocheha, beijo na boca e eu sei que tem muitas outras, mas não quero perder meu tempo com isso. "Beijinho" pode ser até só uma palavra sem sentido que se fala em despedidas.

No meu entender, existem dois tipos de palavras(definição minha). A palavra escrita e a falada. A palavra escrita é muito problemática. Quantas vezes você já enviou uma mensagem para alguém e essa pessoa entendeu completamente diferente. Isso acontece quase todo dia comigo. Acho que nesse momento cabe uma frase que tinha pensado umas horas atrás e que resolvi anotar. "Palavras escritas são sempre mal interpretadas. Mesmo as escritas de uma forma ultra direta podem assumir diversas interpretações. Imagine só se a mensagem contiver pequenas indiretas? É aí que não se entende nada, ou acha que entende, mas na verdade não. Se tiver grandes então... Desista!" Acho que era mais de uma frase. A palavra falada é bem mais compreensível. Todas as ambiguidades existentes na escrita somem quando você faz uso da falada. Porém fazer uso dela em algumas situações é bem mais complicado.

Mudando radialmente de assunto... Não falo simetricamente pois ambos os pensamentos vieram por um mesmo motivo. Não sei se é assim com todo mundo, mas - essa frase eu também pensei há um tempo atrás - no momento em que a gente mais precisa se concentrar, acontece alguma coisa para perdermos completamente nossa concentração e ficarmos pensando nessa coisa todo momento. Nosso cérebro poderia ser como um dispositivo com entrada USB. Assim, poderíamos retirar memórias dele quando bem entendessemos. E então, se quisessemos relembrar, era só inserir novamente em algum momento oportuno. (Eleito o parágrafo nerd do post...)

Voltando ao "beijinho", o que será que significaria essa bendita palavra se, ao invés de ter sido usada a palavra escrita, tivesse usado a palavra falada? Pensando bem, se não tivesse sido usada a palavra escrita, ele poderia nunca ter sido dito e esse texto nunca teria sido escrito.

Um comentário:

Anônimo disse...

múltiplos sentidos né, Samuca?

Acho que tem uma massa no sertão nordestino chamada Beiju, que é diferente desse doce que a galera conhece, o beijinho.

abraços,
breno 'mudinho'. hehe