domingo, 15 de junho de 2008

Brasil, um país de todos.

Não. Isso não é nenhuma propaganda ou apoio ao governo brasileiro atual. É mais uma crítica ao povo brasileiro em geral. Tem coisas que eu não entendo. Coisas que só existem no Brasil ou em algum outro país com baixa auto-estima. Nosso país não era para apresentar essa característica. Somos um país grande, muito diversificado, com uma das culturas mais ricas do mundo, porém nosso povo parece que não dá valor. Só o do outro que é bom, tudo que vêm do Brasil nao presta, não é de qualidade.

Eu acho que nós, povo brasileiro, deveríamos ser mais nacionalistas. Talvez seja esse o motivo para que nós não sejamos considerados um país de primeiro mundo, embora essa definição de riqueza/desenvolvimento de países não me agrade muito. Outra coisa que tem que mudar, isso bem mais urgente, é o preconceito que existe entre as regiões do Brasil. Nordeste contra sudeste, sul contra norte. E não pensem que a recíproca não é verdadeira, porque é. Isso é a coisa mais sem sentido que existe.

As pessoas tendem a acreditar que só existe preconceito da região rica contra a região pobre. [Estrutura de frase um tanto estranha] Mas não é. Há alguns dias atrás li um texto escrito por um jornalista pernambucano. Ele fazia um manifesto a favor da separação do Nordeste do resto do Brasil. Era um texto até bem escrito, porém as idéias não eram nada empolgantes. Logo depois, acessando um site, encontrei vários comentários preconceituosos sobre o texto. Eu acho que esse é o grande problema do Brasil, a desunião e o preconceito entre as regiões.

Hoje a tarde fui ao Dom Pedro, shopping aqui de Campinas. Vi três pessoas com a camisa da Argentina. Na verdade vi duas, a terceira estava no Pão de Açucar. É disso que eu estou falando. Em pleno dia de jogo do Brasil, três pessoas com a camisa da Argentina. Estava com dois amigos. Logo que vi a primeira pessoa, pensei: Será que em dia de jogo do Brasil, algum argentino usa a blusa da nossa seleção? A resposta veio a minha cabeça de forma imediata. Não! O que leva a uma pessoa fazer isso? Como pode uma pessoa preferir outro país que não o nosso? Esse é o nosso problema. Mesmo no assunto onde somos os maiores conhecedores, preferimos torcer para outro. Isso não ocorre apenas no âmbito nacional, ocorre regionalmente também.

Quantas comunidades do orkut expressam o ódio das pessoas pelo nosso país? É uma infinidade. Se continuarmos dessa maneira, nunca alcançaremos nada, seremos sempre os medíocres que damos valor mais ao que é de fora do que o que nós produzimos.

Um comentário:

Felipe Holanda disse...

Discordo totalmente :D

Eh apenas um acaso que nós tenhamos nascido aqui ou em Malawi. Porque defender um grupo ao qual pertencemos apenas por acaso e não por afinidade de ideias? O melhor seria se não existeissem paises, como diria o John Lennon, q por sinal eh a sua cara uhauhahauh
[]'s